quinta-feira, 14 de junho de 2012

Analisando Letras do BRock

Podres Poderes

Intérprete – Caetano Veloso
Compositores – Caetano Veloso
Ano de divulgação – 1984
Álbum – Velô
 
 
“Será que esta minha estúpida retórica terá que soar, terá que se ouvir por mais zil anos?”
 

Podres Poderes traz um Caetano Veloso rocker, irado com os erros e a pacividade do povo. Na letra são citados os ditadores da América Católica, os burgueses, os paisanos, os capatazes e outras classes que estão preocupadas somente no bem próprio, fazendo os outros sofrerem, gestos que Caetano chama de ridículos, boçais e burros.
Uma canção que ao lado de seu vigor instrumental, tem uma letra entre o crítico e o pessimismo, com muitas indagações. E que, com toda razão, identificar-se com a ampla faixa de público que se mantém fiel ao compositor baiano. Caetano começa, por exemplo, dizendo sem meias palavras: Enquanto os homens exercem seus podres poderes Motos e fuscas avançam os sinais vermelhos E perdem os verdes / Somos uns boçais Ironicamente, no verso seguinte diz: Queria querer gritar setecentas mil vezes Como são lindos, como são lindos os burgueses E os japoneses / Mas tudo é muito mais Nas indagações do terceiro verso, a perplexidade de uma geração: Será que nunca faremos senão confirmar A incompetência da América Católica Que sempre precisará de ridículos tiranos? Será será que será que será Será que essa minha estúpida retórica Terá que soar, terá que se ouvir Por mais zil / anos? Caetano mostra uma presença zangada. E em sua constatação, não deixa de ter uma consciência tropicalista. Não aceita o imobilismo, ao se posicionar no verso seguinte: Queria querer cantar afinado com eles Silenciar em respeito ao seu transe, num êxtase Mas tudo é muito mau Sabendo colocar lirismo e a visão social, Caetano metralha a seguir; em forma de indagação: Ou então cada paisano e cada capataz Com sua burrice fará jorrar sangue demais Nos pantanais, nas cidades, caatingas E nos gerais? Elege sonoros oásis de esperança entre o seu pessimismo, citando admirações por Hermeto Pascoal, Antônio Carlos Jombim e Milton Nascimento Será que apenas os hermetismos pascoais E os tons e os mil tons, seus sons e seus dons geniais Nos salvam, nos salvaram dessas trevas E nada mais? 
 

Nesse trecho fica implícito que apenas a música brasileira e sua tentativa de esclarecer está salvando.
Podres Poderes faz o ouvinte pensar em tudo o que acontece de errado no mundo, principalmente no nosso país e questionar se não a ninguém para fazer as coisas mudarem.
Se você quiser ouvir gratuitamente ou baixar pagando esta ou quarquer outra canção do baiano é só chegar no portal do cara: http://www.caetanoveloso.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário