quarta-feira, 14 de maio de 2014

Nheengatu

Nheengatu é o décimo quarto álbum dos Titãs, lançado em 12 de maio de 2014. É o primeiro lançamento da banda pela Som Livre e com o produtor Rafael Ramos, além de ser também o primeiro trabalho de estúdio com o baterista convidado Mario Fabre, que substituiu Charles Gavin em 2010. O disco é dedicado a Rachel Salém, esposa de Paulo Miklos, morta em 23 de julho de 2013 em decorrência de um câncer de pulmão.

A primeira menção a um sucessor do Sacos Plásticos veio em maio de 2010, na época da saída do baterista Charles Gavin. Perguntado sobre então futuros projetos da banda, o tecladista, vocalista e baixista Sérgio Britto afirmou que a banda prepararia um disco de inéditas em 2011.
Desde então, nada foi dito. Em 2012-2014, os Titãs realizaram a turnê Futuras Instalações, na qual tocavam, além dos hits, músicas novas, a título de teste, para um álbum então previsto para 2012/13. A esta turnê, sucedeu a turnê Cabeça Dinossauro ao Vivo 2012 e a comemoração dos 30 anos da banda.

Em março de 2013, novos comentários sugeriam que a banda estava, de fato, pensando em algum trabalho novo. Enquanto gravavam um clipe para a faixa "Cabeça Dinossauro", parte da trilha sonora do filme Vai que Dá Certo, declararam a Mônica Bergamo que começariam os ensaios para as gravações do próximo disco de inéditas, na época previsto para o segundo semestre daquele ano. A turnê de comemoração do aniversário do lançamento do Cabeça Dinossauro, segundo os integrantes, teve forte influência nos rumos do trabalho. Na época, Sérgio comentou:

“Vai ser uma mistura entre 'Cabeça' (1986) e 'Õ Blésq Blom' (1989), como se isso fosse possível, pra gente se orientar, ter uma baliza estética. Ter tocado as músicas do 'Cabeça' na íntegra obviamente ajuda a recuperar um tipo de estética que a gente trabalhou tanto e fez tão bem naquela época, e acho que vai ajudar a gente a construir essa coisa nova.”

Na ocasião, a banda tinha a intenção de lançar um álbum independente.
Em novembro de 2013, o vocalista e guitarrista Paulo Miklos confirmou que a banda começaria a trabalhar em um novo disco em abril ou maio de 2014. Na época, ele previu o álbum como "pesado, sujo e malvado". Posteriormente, Britto confirmou que o disco seria lançado no início de maio e que a banda já estava gravando músicas em estúdio, mas o nome do novo trabalho ainda não estava decidido. Em meados de março, a rádio Globo FM informou que o álbum seria lançado em abril pela Som Livre e conteria 14 faixas. Em 16 de abril, a banda anunciou em sua página no Facebook que o álbum estava pronto e será lançado em maio.
Em 28 de abril, a banda anunciou o título, a capa e a data de lançamento do disco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário